Coaching Vocacional: a escolha profissional na adolescência
A escolha profissional na adolescência traz muitos questionamentos, dúvidas e insegurança. O coaching vocacional ajuda pais e filhos em diversas questões.
Dezessete ou dezoito anos é muito cedo para escolher uma profissão?
Olá, sou a Kity Lobo mãe de um casal de filhos de 15 e 17 e também estou envolvida emocionalmente com essas questões, já que o mais velho está no final do ensino médio precisando decidir qual a profissão irá seguir.
A escolha da profissão costuma ser a primeira grande decisão do adolescente, quando ele começa a refletir sobre si mesmo e sobre o seu futuro profissional.
Essa escolha vem cercada de um clima de muita ansiedade, tensão e insegurança. Há muita pressão por definição por parte da família, amigos, expectativa social e da própria pessoa. Por tudo isso, a complexidade desse momento deve ser trabalhada, pois requer certa maturidade.
Como ajudar um adolescente que está enfrentando esse momento?
Primeiro, deve ser ressaltado que a escolha não precisa ser definitiva, pois ele não precisa escolher algo para a vida toda. Isso diminui o peso da decisão.
Em seguida, deve-se buscar temas de interesse que possam estar relacionados a alguma profissão. Com frequência, quando chegam no terceiro ano do Ensino Médio, muitos jovens perdem interesse nas matérias que estão estudando, como por exemplo Química, Física, Geometria, dentre outras, que não seriam utilizadas diretamente em suas escolhas profissionais.
Então, por que não procurar por uma profissão que o leve a estudar temas que se aproximem mais de seus interesses?
Buscar o autoconhecimento também é uma importante ferramenta para ajudar na hora da escolha, pois ao conhecer os próprios pontos fortes, talentos e interesses auxilia na identificação de uma possível profissão a seguir.
Isso ele pode descobrir através de um processo de autoconhecimento, que é trabalhado inicialmente no coaching.
No futuro ele pode vir a mudar ou não, dependendo dos conhecimentos e vivências que terá em sua trajetória na faculdade e no mundo do trabalho, mas certamente essa experiência inicial se somará às suas outras escolhas futuras, tornando esse profissional ainda mais completo.
Se você tem interesse em coaching vocacional, vamos conversar! Sou profissional habilitada pelo CFP – Conselho Regional de Psicologia e formada pelo ICI Brasil – Integrated Coaching Institute.