Tipos de Terapia Psicológica

O que é terapia psicológica?

A terapia psicológica é um tipo de psicoterapia que envolve técnicas terapêuticas, como terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia psicodinâmica e terapia focada na solução.

Terapias psicológicas são usadas para ajudar as pessoas a superar dificuldades mentais ou emocionais em suas vidas. Essas terapias podem ser usadas por uma variedade de razões, como ansiedade, depressão ou dependência.

O objetivo da terapia psicológica é ajudar as pessoas que estão passando por problemas de saúde mental e encontrar alívio para eles. Também é usado para prevenir o desenvolvimento de problemas de saúde mental em primeiro lugar.

Diferentes tipos de psicoterapias

Todas as psicoterapias são baseadas na ideia de que o terapeuta e o paciente trabalham juntos para identificar e mudar pensamentos, sentimentos e comportamentos. Isso constitui o atendimento clínico psicológico.

A terapia pode ser um processo difícil para algumas pessoas. Elas podem sentir que não estão recebendo a ajuda de que precisam ou que seu terapeuta não é o ideal para elas. A boa notícia é que existem muitas abordagens terapêuticas diferentes para depressão e ansiedade, então você tem muitas opções para experimentar.

Os tipos mais comuns de terapia são a terapia cognitivo-comportamental (TCC), a terapia psicodinâmica e as terapias baseadas em mindfulness.

A TCC se concentra em mudar os pensamentos e comportamentos que contribuem para sua depressão ou ansiedade.

As terapias psicodinâmicas se dedicam à compreensão das causas subjacentes de seus sintomas, que podem estar enraizadas em experiências ou traumas da infância.

O foco das terapias baseadas na atenção plena é ensiná-lo a gerenciar o estresse e as emoções, buscando em sua respiração e consciência o entendimento do que está acontecendo no momento presente.

As três principais escolas do mundo da psicologia.

As três principais escolas do mundo da psicologia são freudiana, a junguiana e a lacaniana. Essas escolas têm diferentes abordagens para entender o comportamento humano e os processos mentais.

A psicanálise freudiana baseia-se na teoria de que os seres humanos são movidos por desejos inconscientes. É uma abordagem estruturalista que se concentra nas experiências passadas de uma pessoa e nos relacionamentos da infância.

A psicanálise junguiana é fundamentada na teoria dos arquétipos de Carl Jung, que enfatiza símbolos e imagens, bem como a análise de sonhos. É menos focado nas teorias de Freud sobre sexo ou agressão do que a psicanálise freudiana.

A psicanálise lacaniana é uma extensão das teorias de Freud desenvolvidas por Jacques Lacan na década de 1950. Suas teorias enfatizam como a linguagem molda a realidade humana e como as pessoas usam a linguagem para criar a si mesmas.

Atendimento & Pesquisa sobre os Tipos de Terapia Psicológica.

Se você tem interesse na Psicologia Clínica, vamos conversar! Ou pesquise por profissionais habilitados e por mais informações no CFP – Conselho Regional de Psicologia.

Deixe um Comentário